domingo, 24 de outubro de 2010

Porque eu gosto do Lula e vou votar na Dilma


Eu não sou uma pessoa politicamente culta. Na realidade, eu não entendo nada de política. Não tenho vergonha disso, não tenho vergonha de assumir o que não sei. Isso aqui não é pessoal e nem tem a intenção de ofender ninguém. É só pra esclarecer o que eu penso mas não sei explicar politicamente falando.

O que eu sei é o que eu vejo. E por mais que eu veja tanta gente dizendo que o PT é isso, o Lula é aquilo, que as coligações blábláblá, o mensalão blábláblá, e mais um monte de ti-ti-ti, eu vejo outras coisas que me interessam muito mais.

O meu poder de compra, a minha vida, a minha casa melhorou muito depois do Lula. Eu gosto do Lula. A Dilma quando era Ministra de Minas e Energia já tinha falado todas essas coisas que agora querem dizer que ela escondeu sobre seu passado. Nunca foi mistério. Mas agora fazem disso um escarcéu. Independente de qualquer coisa, eu gosto do Lula e da Dilma. O gosto é meu. Porque eu quero. Eu não sou idiota, posso até parecer. Mas eu já escolhi e pronto.

Foi o Lula e seu governo que anistiou e reintegrou o povo que foi mandando embora no Plano Verão foi, depois de quase 20 anos de espera. E isso também aconteceu dentro da minha família.  

Corrupção existe e sempre existiu, em qualquer governo nesse país. Mas eu nunca vi tanto esforço em se mostrar e em se esclarecer como no governo Lula. Se ele tem algo a ver com isso ou não, não me interessa. Pelo menos, agora, eles tentam botar as podridões pra fora. Se é sério ou não é, se é culpa do Lula ou não, se ele viu ou não, se ele sabe ou não, eu não sei. Não me interessa. O que me interessa é que botaram as cartas na mesa.

Eu não sei se o governo Lula tirou dinheiro dos ricos. Da classe média. Eu sei é que eu vi um monte de gente que não tinha dinheiro pra nada passar a ter. Eu sei que quem não tinha crédito passou a ter. Eu sei é que quem não tinha comida passou a ter. E que milhares de pessoas saíram da linha da miséria por causa de, no máximo, 200 reais. 200 reais? Você sabe o que são 200 reais???? Não dá pra NADA. E ainda assim, milhares de famílias saíram da linha da MISÉRIA graças a essa bolsa miserê que a elite tanta critica. Você tem noção do quanto na merda você tem que estar pra 200 reais te tirar da linha da miséria? Se você não tem noção, então não me venha falar que isso é assistencialismo. Eu não estou nem aí se isso é populismo. Eu quero mais é que dêem assistência mesmo, porque isso sempre existiu e sempre vai existir. Pelo menos agora isso ajuda o povo de verdade.

Eu sei é que o meu marido que é professor conseguiu ensinar matemática pra mais gente por causa dessa bolsa-família e a obrigatoriedade de manter-se as crianças na escola. Eu sei que muita mãe que não sabia (ou não queria) educar seus filhos, teve que ter pulso pra não perdê-los pro conselho tutelar e perder suas bolsas. E que adolescentes rebeldes tiveram que sossegar pra não se ferrarem em casa, porque seus pais precisam do bolsa-família. Eu sei que tem menos criança vendendo bala pra poder ganhar esse dinheirinho assistencialista.

Eu sei é que eu sou contra aborto mas não posso negar que ele existe e é caso de saúde pública. Eu sei que o Estado gasta milhares de reais por mês consertando as seqüelas do aborto clandestino mal-feito. Eu sei é que liberado ou não, o aborto é feito. E eu sei é que pela 1ª vez deu-se a cara a tapa pra tentar resolver isso de fato. E que por mais que eu seja contra PRA MIM, aborto existe, é feito, e precisa ser legalizado pra evitar esse monte de morte desnecessária e o monte de dinheiro que o governo gasta consertando as cagadas dos açougueiros. Não vou entrar no mérito religioso e espiritual. Livre arbítrio é individual, cada um que assuma as suas responsabilidades espirituais individuais. Mas o governo realmente tem que fazer algo quando isso passa a ser problema de saúde pública.

Eu sei é que tem gente que reclama que o porteiro ou a empregada preferem agora ficar em casa pra ganhar bolsas assistencialistas ao invés de trabalhar pra ganhar merreca. Cara, se cada família pode ganhar, no máximo, 200 reais juntando-se os programas, ou ainda que chegasse, sei lá, a uns 800 reais, como circulou num email sobre um porteiro, vamos pensar juntos: quanto é que você pagava pra sua empregada pra ela se recusar a trabalhar e preferir ficar em casa com 200 reais? Mais uma vez, quem sofre são os pobres ricos e a pobre classe média. O pobre de verdade passou a não ter que trabalhar pra comer, porque a comida, mal ou bem, o governo vai dar. Tá, então, o cara passou a poder ter o mínimo de dignidade, a não ter que se vender por um prato de feijão com arroz, mas isso incomoda a classe média, os ricos. Sinto muito se a sua empregada não quer mais ganhar miséria... Você também é cara de pau de querer pagar tão pouco, né não? Você trabalharia por tão pouco? Ah, não, você não precisa, foi mal...

Eu nunca vi tanta gente pobre com crédito, com comida em casa, comprando a prazo, tanto concurso público, tanta gente na faculdade, tanto curso técnico público, tanta escola técnica nova, tanta faculdade pública nova...

Então, pra finalizar, eu não quero discutir política porque eu não sei. Eu não gosto. E não vou. Eu só quis explicar aqui porque que eu ainda acredito no Lula e no PT. Porque eu sou brasileira. Porque eu sou do Zé Povinho. Porque eu quero ver o povo melhorando, estudando, comendo. Porque eu acredito que novos caminhos virão depois que a Dilma chegar. E se der errado, eu assumo que acreditei. Porque errado pode dar de qualquer jeito. Pelo menos, eu vou votar com a coerência do meu coração.

Um comentário:

Ana Sixx disse...

Cyça,
Putaquepariu.

Vc disse tudo que eu penso!!!!!!

Só li hoje, mas valeu a pena!!!!!
bjs, bjs